segunda-feira, 16 de junho de 2008

METRÔ

ATENÇÃO: Esse é um esboço sobre METRÔ. Se você não está interessado no assunto, nem se preocupe em ler.

Ultimamente acho que ando bastante introspectivo. Na verdade, isso é algo que vem ocorrendo desde um bom tempo, mas essa será a primeira vez que falo abertamente do assunto. Tenho pensado na forma que eu levo a minha vida, como a cidade é e como eu interajo com ela. Algo que sempre me fascinou foi o metrô. Durante os últimos 3 anos e meio da minha vida, tenho mantido uma rotina de entrar no metrô e fazer um percurso que dura mais ou menos 20 minutos, de casa para o colégio. Com o tempo, reparei que muitas das pessoas que estão lá são sempre as mesmas, sempre no mesmo vagão que eu (o último), e, apesar disso, eu nunca falei ou se quer sei o nome delas (algumas, tenho quase certeza, me acompanham nesse trajeto a mais de 2 anos.). Agora, com todo mundo falando sobre o problema do transporte em São Paulo e que até 2010 o trânsito será constante na cidade, achei uma boa idéia expor isso.
Parece besteira, mas andei fazendo umas contas e, considerando que eu gasto 20 minutos para ir e mais 20 para voltar todos os dias da escola, 5 vezes por semana durante 3 anos e meio, gastei 36.400 minutos de minha vida no metrô (equivalente à 25 dias e 6 horas e meia, mas na realidade deve ter sido bem mais que isso, já que eu não pego metrô apenas para o colégio).


METRÔ DE LONDRES:




Cultura Inútil:

Se você acha que o metrô é algo recente, pense de novo; Ele foi criado em 1863, há 145 anos, em Londres.
Em 1970, descobriu-se que o fenômeno previsto para 2010 poderia acontecer. Na ocasião, foi proposta a construção do metrô de São Paulo. Foi feito um projeto de como deveria ser o metrô para retardar ao máximo esse acontecimento, e esse deveria ser realizado gradativamente até o ano 2000. Nesse projeto, o metrô contaria com mais de 200km de extensa, entrando então para as 10 cidades do mundo com maior extensão de metrô. Agora, em 2008, a cidade possui apenas 60km de linhas, ficando na posição #41 da lista, logo abaixo de Cairo (Egito) e Bucareste (Romênia). (Munique está na posição #22 dessa lista).

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha só gente o Lu tem blog!

Meus pesames pela torta de perâ, espero que ela (algum dia) de certo...

Hehehehehe

Metros sao lugares engraçados, com pessoas engraçadas, ainda mais se você é um bom observador e presta atenção nelas. Ai sim, a coisa fica mais engraçada...

Vou acompanhar seu blog polenta

Bjokas e boa sorte =*

Ju disse...

Lu, que é isso?

Eu ia ser a primeira a comentar, justamente sobre esse post, mas eu não consegui. Quero meus créditos, por favor...
Ah... E diferente do que você pensa, você escreve muito bem! (É verdade, não sou puxa-saco!)

Wagner Lopes disse...

Comparar o mapa do metro de Sampa, com o de Londres da até tristeza.
O de Tókio tb é bem complexo, parece uma teia de aranha.