sábado, 21 de junho de 2008

LANGUAGE, SPRACHE,言語

Afinal, qual a língua mais falada no mundo? A resposta é óbvia: O Mandarim. Isso eu já sabia, mas então fiquei curioso e fui pesquisar um pouco mais do assunto, para ter alguns dados. O Mandarim é a língua oficial de 867 milhões de chineses (quase um terço da humanidade), além de ser a segunda língua de 184 milhões de pessoas, totalizando, assim, mais de um bilhão de falantes. Só depois vem o inglês, com 560 milhões de pessoas (quase a metade do primeiro lugar). O inglês é a língua oficial de aproximadamente 54 países, e a língua com mais falantes não-nativos, pois desse montante de meio bilhão de pessoas quase metade a usa apenas como segunda língua. Depois vem o espanhol (ou castelhano), o hindi (língua oficial da Índia), o russo, o árabe e, em sétimo lugar, o português.


Eu tenho vontade de um dia poder falar várias línguas, entre elas: italiano, japonês, árabe, alemão, inglês, francês, espanhol e russo. Claro que não pretendo ser fluente em todas elas, mas pelo menos saber o mínimo... De fato, as únicas que eu pretendo correr atrás de aprender fluentemente são inglês, alemão (10ª língua mais falada) e japonês (12ª). Se der tempo, italiano (14ª) e francês (11ª).
Isso tudo me fez lembrar da vez em que me pediram para fazer uma apresentação sobre escotismo, e para ficar mais bonitinho eu criei uma animação tosca no Powerpoint onde aparecia a famosa promessa escoteira em várias línguas (nem lembro quantas). Até que estava legal, mas infelizmente eu nunca cheguei a fazer a tal apresentação e a animação nunca foi divulgada.

(ATENÇÃO! SE VOCÊ NÃO SE INTERESSOU PELO ASSUNTO, PODE PARAR DE LER AQUI, SÉRIO!)

Aliás, descobrir que mais da metade das pessoas que falam francês não são de países onde o francês é a língua oficial (aprox. 27 países, mais 10 países que tem essa língua oficializada apenas em algumas regiões, como E.U.A., Índia, Bélgica e Inglaterra). Mesmo com esse enorme número de lugares que falam oficialmente a língua, a maioria dos falantes de francês são pessoas que adotaram essa como segunda língua, sem ter nenhuma ligação regional com ela.
Também descobri que estimasse que, das aprox. 13.600 línguas existentes no mundo atualmente, metade deixará de existir até 2100. Algumas línguas já estão praticamente extintas, como o Udihe (Sibéria), Arikapu (Rondônia, Brasil) e Eyak (Alaska, EUA). Atualmente, somente 100 pessoas falam Udihe, e só 6 pessoas falam o Arikapu, língua indígena da floresta amazônica. Mas o pior é o Eyak, onde até 2 meses atrás somente uma pessoa no mundo falava fluentemente, e agora essa é mais uma para a lista de línguas extintas. Em média, uma língua morre a cada duas semanas, mas atualmente a velocidade com que isso acontece está aumentando drasticamente.
Acho que deve ser horrível quando uma língua morre, pois é um pedaço importantíssimo da cultura de um povo que está desaparecendo, e que agora só será conhecida, talvez, por historiadores e arqueólogos...

PS: Eu sei que esse já é o terceiro artigo de cultura inútil que eu publico, mas não quero que o blog seja apenas sobre isso, então prometo que a próxima publicação não será assim.

2 comentários:

Ju disse...

Isso não é cultura inútil! Na verdade é uma assunto muito interessante, e que se nao fosse pelo seu post eu não saberia metade dessas coisas aí ditas. Muito bom, e adorei o seu comentário final: "é triste, pois parte muito importante de muitas culturas será perdida." Ótima reflexão de um futuro historiador^^

Ich liebe dich
aishiteru
I love you
Te amo

eusemosmeusheteronimos disse...

Adorei essa coisa de cultura inútil! E para ser sincera eu acho tão interessante, pois são coisas que poucas pessoas sabem...